Translate

domingo, 8 de dezembro de 2013

A sunamita recebe de volta sua propriedade!

 
“Conte-me todos os prodígios que Eliseu tem feito”.
  (2 Reis 8.4)

Um Profeta chamado Eliseu: Eliseu (hebraico אֱלִישַׁע, “Meu Deus é salvação”),

Era discípulo e sucessor do profeta Elias. Importância de fazer discípulos. 

Os milagres realizados por Eliseu não visaram à glorificação pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça de Deus. Muitos foram os milagres realizados pelo profeta. Vejamos alguns:

OS MILAGRES DE PROVISÃO: A multiplicação dos pães. vinte pães  e algumas espigas
 
OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO: A cura de Naamã. 

OS MILAGRES DE JULGAMENTO: Maldição dos rapazezinhos que zombaram dele. A doença de Geazi o ganancioso

OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO: A ressurreição do filho da sunamita.  O machado que flutuou. 

Mesmo após sua morte Eliseu continuou realizando milagres. Um morto ressuscitou ao cair em sua cova.
 Porém observaremos a vida da sunamita. O que eu aprendemos  com essa mulher sem nome,  características fundamentais à mulher cristã aprovada por Deus. 
1- Mulher de Deus - mulher obediente, seguiu a orientação do profeta -"levanta-te e vai..."
2-Mulher dependente de Deus - Sempre que dependemos do Senhor, Ele sempre faz algo novo por nós.
3- Devemos ir para "Sunem", que significa lugar de descanso. Lugar de repouso, para recebermos os milagres de Deus, pois Ele nunca perde o controle de nada. 
4- Mulher de visão- sabe reconhecer autoridade de Deus na sua vida. 
5- Sabe que a honra precede o milagre - a desonra precede a ruína. Honra gera Honra. Devemos honrar autoridades que estão sobre nossas vidas. 
6- Mulher de fé - na prova não perdeu a fé de que tudo iria dar certo.
7-Mulher com disposição para servir - Bondade, benevolência e hospitalidade são caracerísticas desta querida e dever ser de toda mulher cristã, servas de Cristo.
8-  Mulher sábia, com discernimento  e submissão “a mulher sabia edifica o lar” diz provérbios, aquela mulher não colocou um homem estranho na sua casa sem antes conversar com seu esposo “eis que tenho observado...”, disse ela,...” é um santo homem de Deus”. Ela enxergou autoridade espiritual em Eliseu, viu que não se tratava de um homem comum. A mulher cristã precisa ser sábia em observar e discernir a verdade e a vontade de Deus.
9-Contentamento a Sunamita nos apresenta outra virtude da mulher cristã aprovada: Seu contentamento. Fazer TUDO com alegria e boa vontade e se alegrar com o que tem. Eliseu queria recompensar a Sunamita, porém, esta nada lhe pediu! Observe sua resposta: “Eu estou contente com o que tenho”. 
 10- Confiança em Deus ao ver seu filho morto a Sunamita não se desesperou, nem se revoltou, nem murmurou. Pelo contrário, disse ela a seu marido: “Tudo vai bem”. Diante do infortúnio, decidiu recorrer ao profeta. Ela não ficou a lamentar o ocorrido, mas partiu em busca de uma solução junto ao homem de Deus. Eis aí mais uma das características da mulher cristã aprovada, a confiança no poder sem limites do nosso Deus. Na adversidade, não lamenta, mas busca auxílio no seu Deus. Foi restituída.
11- Não compartilha seus problemas com todo “mundo” quando Geazi foi-lhe ao encontro e a questiona se tudo esta bem, sua resposta “está tudo bem. Muitas vezes diante da adversidade, tribulação, lutas, nos desesperamos, murmuramos, e buscamos auxilio nas pessoas erradas, compartilhamos nossa angustia com quem não pode nos ajudar por alguns momentos nossa fé se abala e agimos sem as características acima descritas. 
12- Mulher que clama - Clamou ao rei pelas suas terras, reivindicou o que era seu por direito e recebeu, Geazi falava dela no momento em conversava com o rei, e tudo foi restituído.

Conclusão: A sunamita foi restituía em tudo mulher obediente e cheia de fé nos ensina como deve ser uma mulher cristã aprovada por Deus. Não importa quão grande sejam os problemas que assolam nosso dia a dia, Jesus Cristo tem a solução através da sua Palavra, viva e eficaz, também através de homens e mulheres de Deus levantados por ele para nos orientar e auxiliar. E Deus cuida de tudo...

Que Deus conceda não só as mulheres, mas a todo povo de Deus, estas características encontradas na Sunamita. Deus abençoe a todos nós.

com amor
Cida Augusto
  
Chá de Mulheres - Santos - PV

Um comentário: