Translate

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

As filhas de Salum ...

                                            Trabalhando para o Senhor
junto a eles restaurou Salum filho de Haloés, governador da metade da região de Jerusalém, ele com as suas filhas." Salum restaurou com as suas filhas. Neemias 3.12

O livro de Neemias é um dos mais belos livros do AT. O capítulo 3 é maravilhoso, ao lê-lo, vê-se a atenção que o Senhor dá a todas as coisas que nós fazemos por amor do seu nome.
Sabemos que Neemias recebeu um encargo Jerusalém quando parte da cidade ainda estava em ruínas. O senhor permitiu que o rei, ao qual servia, desse-lhe permissão e ainda lhe provesse os recursos para ir a Jerusalém. Quando chegou, Neemias expôs o que trazia em seu coração aos que ali viviam, e, face à oposição de muitos, eles iniciaram a obra da reconstrução do muro e das suas portas.
Neste capítulo mostra a perseverança das pessoas e dos grupos de pessoas que tomaram parte nessa reconstrução. Alguns reedificaram as brechas do muro. Outros reedificaram as portas. E outros até reedificaram brechas no muro e as portas.
Tudo ficou registrado com apreço. A participação de todos os envolvidos.
Um dos grupos de pessoas a participar na reconstrução dos muros de Jerusalém, sob o governo de Neemias foram as mulheres, as filhas de Salum. Vemos aqui mulheres a cumprirem um papel igualmente importante na obra do Senhor.
Muitas mulheres se destacam como trabalhadoras esforçadas que cooperam na obra de Deus ao longo das páginas da Bíblia Sagrada, tanto no AT como no NT. Gostaria de salientar o importante papel das mulheres no contexto atual da igreja.
“Mulher virtuosa[de espírito forte, resoluta e corajosa], quem achará?” É a indagação feita em provérbios 31.10. Anime-se, minha cara amiga, irmã e leitora deste blog! Levante uma faixa com os seguintes dizeres: “Encontrei não só uma, mas várias mulheres virtuosas!” Grite para que todos possam ouvir!
E onde elas estavam? Ao lado de um muro destruído na antiga cidade de Jerusalém. E estavam fazendo o que? Trabalhando. Restaurando. Labutando sob a liderança de Neemias. Ajudando os homens de Israel a reconstruir o muro ao redor de Jerusalém.
Setenta anos depois de aquela linda cidade ter sido destruída e de o povo de Deus ter sido levado como escravo para Babilônia, os judeus retornaram a sua terra natal e reconstruíram o templo de Jerusalém.
Posteriormente, Neemias organizou a reconstrução dos muros que protegiam a cidades de Deus... e as mulheres o ajudaram.
Aquelas mulheres maravilhosas, as filhas de Salum, que amavam a Deus, têm algumas lições a nos ensinar:
1-Elas nos servem de exemplo. Sempre zelosas pelas coisas de Deus, trabalharam como voluntárias para a glória do Senhor. Nós, como servas de Deus cuidamos da casa, do marido e dos filhos, mas devemos também de assuntos mais abrangentes relacionados à nossa fé e ao que Deus representa em nossa vida. Você se preocupa com as coisas do Senhor a ponto de trabalhar diligentemente em prol de seus propósitos, sua verdade, seus valores e seu reino aqui na terra?
2-Elas nos servem de inspiração. Deus observa nossas obras. O capítulo 3 de Neemias menciona nomes, detalhes e realizações que ficaram registrados para sempre.Esse trecho bíblico nos convida a refletir sobre a pergunta: “Você está fazendo a sua parte,  desempenhando-a bem e de todo coração para o reino de Deus?”
3-Elas nos lançam um desafio. Entretanto oposição, zombaria, ameaças e intimidações, elas olharam para o Senhor e conseguiram força para preservar suas virtudes morais, firmeza de caráter e vigor  físico. Você é uma mulher perseverante, que deposita sua fé no Senhor para obter sua misericórdia, determinada a seguir em frente, sempre trabalhando para ele?


Amadas reflitam sobre essas e tantas mulheres que são inspiração e exemplo maravilhosos para seguirmos. Que possamos aprender cada dia mais com essas preciosas cooperadoras do Reino de Deus. Mulheres virtuosas, valorosas, corajosas e dispostas a servirem a Deus com toda suas forças e de todo  coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário