Translate

domingo, 12 de janeiro de 2014

O coração de uma serva

                       
 
                        Então despediram a Rebeca... e a sua ama... ( Gn. 24.59)

A vida cristã é destinada a servir aos outros, um exemplo específico vale mais que mil palavras, quando se trata de compreender o trabalho altruísta das grandes servas de Deus ao longo dos séculos. Débora, criada de Rebeca de longo data, nos oferece um magnífico exemplo de dedicação.
Por trabalhar como escrava, Débora era obrigada a cumprir, sem perguntas e sem demora, os desejos de sua ama. Qualquer que fosse a ordem, Débora devia estar pronta a agir rapidamente, em silêncio, sem questionar.
A ordem recebida naquele momento significava deixar a casa de Betuel, o único lar que ela conhecera, para viajar oitocentos quilômetros e morar com Rebeca em sua nova casa. E ela devia fazer isso imediatamente! Enquanto a família de Betuel conversava sobre o novo rumo dos acontecimentos, Débora tentava acostumar-se à ideia de que na manhã seguinte estaria partindo para Canaã - para sempre!
Débora, porém, era zelosa e prestativa. Seu nome, na verdade, significa "abelha", o que sugere presteza e diligencia. Podemos imaginá-la trabalhando ativamente, correndo de um lado para o outro, sempre preocupada em servir.
Você também, minha consagrada seguidora de Deus, é chamada para servir a muitas pessoas, em muitos lugares. Como ser diligente e prestativa como Débora?
Tente por em prática estas táticas em seu dia-a-dia:

_ Dedique-se ao trabalho com vigor - Seja qual for seu serviço, aceite o desafio e faça-o "conforme as tuas forças"(Ec. 9.10) e com "ânimo para trabalhar"( Ne 4.6). Lembre-se de fazer seu trabalho "de todo coração, como para o Senhor, e não para homens" (Cl. 3.23).
_ Dedique-se ao trabalho com alegria. Trabalhe com o coração cheio de alegria e com espírito de serva. Seu trabalho torna-se muito mais prazeroso quando você passa a considerá-lo como uma missão de amor. Tente pensar em seu trabalho com alegria, e não com apreensão. Considere cada tarefa uma oportunidade de servir, e não um serviço enfadonho. Pense que, acima de tudo, você está servindo a Deus ajudando-o a incutir em você uma atitude positiva em relação a seu trabalho. Cultive o hábito de enfrentar as tarefas diárias, e realize-as da melhor forma possível, de todo o coração, como se fosse para o Senhor. Alegre-se por ter a oportunidade de fazê-las!

2 comentários: